O que meus olhos veem (Ana Luiza Maglioli)
This content requires JavaScript and Macromedia Flash Player 7 or higher. Get Flash
  • Visualizações : 97
  • Duração : 00:29
Trabalho realizado por Ana Luiza Maglioli para a disciplina de Edição e Montagem do Curso de Cinema da UFF em 2013, sob orientação da professora Elianne Ivo, a partir do projeto de instalação...Mais
Informações Sobre o Vídeo
Título : O que meus olhos veem (Ana Luiza Maglioli)

Duração : 00:29

Descrição : Trabalho realizado por Ana Luiza Maglioli para a disciplina de Edição e Montagem do Curso de Cinema da UFF em 2013, sob orientação da professora Elianne Ivo, a partir do projeto de instalação criado por Victória Rezende Bastos

O projeto:

“ ’Através dos Seus Olhos’ é um projeto de instalação multimídia que explora um dos principais sentidos do homem, a visão.

Cada homem, dentro de suas singularidades, é capaz de observar ao seu redor, em cada objeto, lugar ou ação, algo diferente do que é observado pelos outros, algo particular à suas lembranças e emoções. Partindo desse pressuposto o projeto visa incentivar diferentes pessoas a compartilharem seu olhar, mostrarem o que lhes chama atenção e, também, visa disponibilizar ao visitante outro ponto de vista, uma nova forma de observar o mundo a seu redor, através do olho do próximo, descobrindo assim, um mundo de possibilidades que poderiam passar despercebidas. Com o projeto surgem novos olhares e novos significados, paisagens, objetos e ações são moldados pelo olhar de diferentes homens.



O projeto tem em sua essência a facilidade de se adequar as mais diversas exposições ou mostras, já que o olhar do homem está em todos os lugares, e hoje com os avanços tecnológicos, onde se propagam fotos e vídeos instantâneos a todo o momento, o processo de composição do painel torna-se rápido e fácil. Com isso o lugar de exposição dependente unicamente do contexto em que o painel é produzido, ou seja, do material que vai apresentar.



A instalação consiste em um painel digital onde são projetados olhos e olhares dos colaboradores. Inicialmente esse painel é formado por olhos em tamanho grandes que vão diminuindo com a chegada de outros. Dessa forma, aos poucos, de colaborador em colaborador, um mosaico vai sendo construído. Com o mosaico de olhos montado começa a segunda etapa da projeção, na qual um dos olhos destaca-se do restante do painel através de um aumento gradual, em seguida esse mesmo olho diminui gradualmente dando lugar ao material audiovisual enviado pelo dono dos olhos, esse material é exibido e por fim diminui até sumir em meio ao mosaico inicial. Esse processo é continuo, resultando em um ciclo.

Um fator interessante é a interatividade com que o projeto pode contar. Com o uso de ferramentas e tecnologias, desde as mais comuns como o uso de mouse até as mais sofisticadas como as telas sensíveis ao toque ou os sensores de movimento, torna-se possível que o público escolha entre os olhos expostos no painel o que mais lhe intriga, desvendando seus mistérios e descobrindo o que um olhar em especial gostaria de compartilhar.

A outra forma de expor o projeto é com o painel editado previamente, ou seja, toda a exibição está programada e não cabe ao visitante escolher um olhar. Apesar da ausência de interatividade o ciclo não se torna menos interessante, já que continua proporcionando a descoberta de um mundo de possibilidades."



Visualizações : 97

Enviado por : Tessitura

Enviado a 1 ano atrás


Vídeos de Tessitura
00:01
quicklist
ritornelos e...
Visualizações: 366
Tessitura
05:32
quicklist
Bêbado Samba...
Visualizações: 327
Tessitura
02:34
quicklist
Aquático (Thales...
Visualizações: 277
Tessitura
02:19
quicklist
Music Box...
Visualizações: 215
Tessitura
02:20
quicklist
Pipoca (Gabriel...
Visualizações: 230
Tessitura
03:56
quicklist
Experimento #4...
Visualizações: 308
Tessitura
06:53
quicklist
Intermitência...
Visualizações: 219
Tessitura
03:47
quicklist
Intermitência...
Visualizações: 268
Tessitura
02:58
quicklist
O Maníaco...
Visualizações: 260
Tessitura
Vídeos relacionados